ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
No estabelecimento dos objetivos da Vilinha, os fundamentos norteadores dos
Referenciais Curriculares Nacionais foram assumidos por sua pequena comunidade e os princípios
éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, estarão
sendo vivenciados no cotidiano das nossas ações.
Buscaremos a partir de atividades intencionais, em momentos de ação, ora estruturadas, ora
espontâneas e livres, a interação entre diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã,
o desenvolvimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores, reconhecendo
as crianças como "seres" íntegros, que aprendem a ser e conviver com os demais e com o próprio ambiente.
Pretendemos promover em nossa prática de educação e de cuidados a integração entre aspectos físicos,
emocionais, afetivos, cognitivos, linguisticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total,
completo e indivisível.
Ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, cuidar-se, agir e
responsabilizar-se são para nós da Vilinha partes do todo de cada criança que vai
gradual e articuladamente aperfeiçoando o processo de contato consigo próprio, com as pessoas, coisas
e meio ambiente em geral.
Viver como comunidade escolar que somos, o que acreditamos é nossa intencionalidade.
METODOLOGIA
Em se tratando de crianças tão pequenas, a metodologia e o ambiente criados pelos adultos, para nós,
precisa ter um forte componente afetivo. Entende-se que as crianças se desenvolverão bem quando são
proporcionadas a elas condições de segurança, tranquilidade e alegria. Adultos amigáveis, que escutam
e atendem com afetividade as necessidades da criança, constitui-se em fator essencial no desenvolvimento
das atividades e na criação do ambiente desejado.
As atividades serão realizadas com flexibilidade respeitando-se as diferentes idades das crianças.
Acima de tudo a criança deve brincar! A cada dia que passa, as crianças vão mais cedo à escola.
Encurta-se muitas vezes a infância pela não valorização do brincar. A ludicidade, o espaço lúdico da
criança estará merecendo atenção na Vilinha.
Desejamos ser o espaço para a expressão mais genuína da criança, o espaço da relação afetiva com o
mundo, as pessoas e com os objetos.
ENSINO BILÍNGUE
O Programa Bilíngue da Escola Vilinha permite que as crianças utilizem diariamente o Inglês com aulas de uma hora de duração.
As aulas são ministradas de forma lúdica, os conteúdos são trabalhados através de associações, utilizando cards, posters, músicas, jogos, fantoches e inclusive durante as refeições.
Com esse programa, oferecemos as crianças a oportunidade de entrar no mundo do inglês de forma natural, estimulando uma aprendizagem significativa e positiva na aquisição de um novo idioma.