Proposta Pedagógica - Escola Vilinha

Proposta Pedagógica

Câmera Online

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

No estabelecimento dos objetivos da Vilinha, os fundamentos norteadores dos Referenciais Curriculares Nacionais foram assumidos por sua pequena comunidade e os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, estarão sendo vivenciados no cotidiano das nossas ações.

Buscaremos a partir de atividades intencionais, em momentos de ação, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, o desenvolvimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores, reconhecendo as crianças como "seres" íntegros, que aprendem a ser e conviver com os demais e com o próprio ambiente.

Pretendemos promover em nossa prática de educação e de cuidados a integração entre aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguisticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível.

Ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são para nós da Vilinha partes do todo de cada criança que vai gradual e articuladamente aperfeiçoando o processo de contato consigo próprio, com as pessoas, coisas e meio ambiente em geral.

Viver como comunidade escolar que somos, o que acreditamos é nossa intencionalidade.

METODOLOGIA

Em se tratando de crianças tão pequenas, a metodologia e o ambiente criados pelos adultos, para nós, precisa ter um forte componente afetivo. Entende-se que as crianças se desenvolverão bem quando são proporcionadas a elas condições de segurança, tranquilidade e alegria. Adultos amigáveis, que escutam e atendem com afetividade as necessidades da criança, constitui-se em fator essencial no desenvolvimento das atividades e na criação do ambiente desejado.

As atividades serão realizadas com flexibilidade respeitando-se as diferentes idades das crianças.

Acima de tudo a criança deve brincar! A cada dia que passa, as crianças vão mais cedo à escola. Encurta-se muitas vezes a infância pela não valorização do brincar. A ludicidade, o espaço lúdico da criança estará merecendo atenção na Vilinha.

Desejamos ser o espaço para a expressão mais genuína da criança, o espaço da relação afetiva com o mundo, as pessoas e com os objetos.

ENSINO BILÍNGUE

O Programa Bilíngue da Escola Vilinha permite que as crianças utilizem diariamente o Inglês com aulas de uma hora de duração.

As aulas são ministradas de forma lúdica, os conteúdos são trabalhados através de associações, utilizando cards, posters, músicas, jogos, fantoches e inclusive durante as refeições.

Com esse programa, oferecemos as crianças a oportunidade de entrar no mundo do inglês de forma natural, estimulando uma aprendizagem significativa e positiva na aquisição de um novo idioma.

Proposta Pedagógica 01 Proposta Pedagógica 02 Proposta Pedagógica 03