Alimentação Saudável - Escola Vilinha

Alimentação Saudável

Câmera Online

DICAS

• Bebidas refrescantes para o verão »
  • Introdução de alimentos no dia-a-dia da criança »
  • A primeira refeição »
  • Alimentação rica em fibra alimentar

• Frutas nossas de cada dia

Pensando na qualidade da alimentação das crianças gostaria de ressaltar a importância das frutas para a nossa saúde. Para se ter uma idéia da relevância desses alimentos, a recomendação do consumo de frutas é de 4 porções por dia... 1 porção corresponde a 1 fatia de abacaxi, 1 ameixa, 1 pêra, 1 xícara de chá de melancia, 7 morangos, 1 banana, 1 maçã ou 1 xícara de chá de uva.

Na escola a fruta é oferecida na vitamina da manhã, no almoço e/ou no lanche (suco de polpa de fruta). Para estimular ainda mais o consumo, uma vez por semana as crianças trazem sua fruta preferida de casa para ser oferecida no lanche. É esperado que as refeições realizadas em casa complementem a quantidade adequada desses alimentos.

O ideal é que as frutas sejam oferecidas com casca, quando possível. Desta forma, contêm maior quantidade de fibra alimentar, vitaminas e minerais, trazendo mais benefícios à saúde. Outro aspecto importante é a higienização adequada dos alimentos. Antes de consumir frutas, verduras e legumes é necessário lavar em água potável e deixar de molho em água com cloro (verificar recomendação do fabricante na embalagem de água sanitária ou do produto específico para esse fim).

Portanto, antes de mandar a fruta preferida do seu filho para a escola, esta deve ser higienizada para eliminar os riscos de contaminação às crianças.

Obrigada pela colaboração!

Até a próxima!

Alimentação Saudável Marina Figueiredo Ferreira de Souza
Nutricionista – CRN3 17457

RECEITAS

• sucos »
  • para incorporar alimentos rejeitados »
  • para o café da manhã »

• exemplos de alimentação rica em fibra alimentar »

• Arroz doce integral - com açúcar mascavo

Essa receita deve servir 10 crianças
(se servido porções pequenas em copinhos de 100mL, portanto preparar a mais, para infantil 3-5)

Ingredientes
1 xicara de arroz integral
5 xícaras de água
1 ½ xícara de açúcar mascavo
500 mL de Leite semidesnatado
Canela em pau
Cravo
Canela em pó

Preparo
Cozinhar o arroz integral em água até ficar macio. Ferver o leite com o açúcar mascavo, a canela em pau e cravo (mexer para não subir a fervura). Adicione o arroz cozido e deixe reduzir até ficar cremoso. Para servir polvilhe canela em pó.